Melodrama e Tecnologia no Musical Brasileiro

  • Neyde Veneziano Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Breves comentários sobre o Teatro Musical Brasileiro desde a sua chegada, ao Brasil, até os dias de hoje, quando o teatro tecnológico e melodramático aporta em São Paulo com as mega-produções da Broadway. Este artigo pretende alertar sobre a necessidade de se formarem libretistas e especialistas em playwriting, a fim de que o musical contemporâneo brasileiro e seus personagens sejam, dramaturgicamente, pensados e construídos entre música e fala, com eficácia. Paralelamente aos musicais americanos, poderemos exportar nossos espetáculos e construir a mão-inversa, divulgando nosso teatro, nossas histórias e nossa música através desta outra forma de expressão teatral. Se, no passado, exportamos Revistas Musicais, poderemos, no presente, exportar grandes produções musicais com tecnologia.

Referências

BRAGA, Claudia. Melodrama: um gênero a serviço da emoção. Tese de Livre Docência. DAC/IA/Unicamp, 2006.

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PIROTTA, Nilthe Miriam. O Melos Dramático: a gênese do musical moderno. Tese de Doutorado. ECA/USP, 1997.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes, Editora da UNICAMP, 1991.

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__________________. De Pernas para o Ar: teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado. Coleção Aplauso. 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade