William Inge e a poesia do lugar comum: impressões de PICNIC

  • Ricardo Bigi de Aquino Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

William Inge (1913-1973) retratou o Meio-Oeste americano dos anos vinte aos anos cinquenta com um misto de cruel realismo e extrema delicadeza, ao abordar a existência monótona e severamente limitada de seus personagens provincianos em peças memoráveis como COME BACK, LITTLE SHEBA (1950), PICNIC (1953), BUS STOP (1955) e THE DARK AT THE TOP OF THE STAIRS (1957). Pretendemos evocar a poesia do lugar comum presente em seu trabalho através de breve análise de uma das suas mais famosas peças, PICNIC, revelando como o autor descortina a vida prosaica de homens e mulheres cujos dramas íntimos nos comovem apesar de sua aparente banalidade.

Referências

CLUM, John M. Still Acting Gay: Male Homosexuality in Modern Drama. Nova York: St. Martin´s Griffin, 2000.

COURANT, Jane. Social and Cultural Prophecy in the Works of William Inge. Studies in American Drama, 1945-Present, v. 6, n. 2, p. 135-151, 1991.

INGE, William. 4 Plays by William Inge. Nova York: Random House, 1958.

JOHNSON, Jeff. William Inge and the Subversion of Gender: rewriting stereotypes in the plays, novels, and screenplays. Jefferson, N.C.: Mc Farland, 2005.

MILLER, Jordan Y. William Inge, Playwright of the Popular. Proceedings of the Fifth National Convention of the Popular Culture, p. 37-50, March 20-22, 1975.

SHUMAN, R. Baird. William Inge. Nova York: Twayne, 1965.

VOSS, Ralph F. A Life of William Inge: The Strains of Triumph. Lawrence: University Press of Kansas, 1989.

WILSON, Garff B. Three Hundred Years of American Drama and Theatre, from Ye Bare and Ye Cubb to Hair. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1973.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade