Performance para “branco” ver: os jovens no ritual Asuriní e a “restauração” das ações performáticas

  • Alice Villela Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Trata-se de investigar a performance dos jovens Asuriní em ritual como modo de compreender os sentidos que atribúem à experiência social em curso, relacionando, dessa forma, performance ritual e contexto. Em trabalho de campo realizado na aldeia Asuriní do Xingu observa-se que os rapazes, no início desinteressados pelas atividades rituais que consideram ser “coisas de velhos”, passam a integrar-se aos tocadores do tambor ivapu durante ritual xamanístico para trazer o espírito Apykwara, em performance diante do público akaraí (“branco”) que estimula a “restauração” das ações performáticas. Em análise da performance deve-se considerar principalmente a relação dos jovens com a audiência.

Referências

CTI. Subsídios para discussão de uma proposta de implementação da segunda parte do ensino fundamental para os povos Tupi-Guarani no médio Xingu. Centro de Trabalho Indigenista, São Paulo, 2007.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. MAUSS, Marcel. “As Técnicas Corporais”. In: Sociologia e Antropologia, v.2. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.

MULLER, Regina. Asurini do Xingu, história e arte. 2ªed. Campinas: Editora da Unicamp, Série Teses, 1993.

____________. “Maraká, ritual xamanístico dos Asuriní do Xingu”. In: LANGDON, J. (org). Xamanísmo no Brasil: novas perspectivas. Florianópolis: Editora da UFSC, 1996.

____________. "O corpo em movimento e o espaço coreográfico: antropologia estética e análise do discurso no estudo de representações sensíveis". In: NIEMEYER, A. M.; GODOI, E. P. (orgs.). Além dos Territórios: um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos. Campinas: Ed. Mercado de Letras / Departamento de Antropologia, IFCH / UNICAMP, 1998.

____________. “Corpo e imagem em movimento: há uma alma nesse corpo”. In: Revista de Antropologia. v. 43 (2). São Paulo: USP, 2000.

SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.

______________. Performance Teory. New York: Routledge, 1988.

SILVA, Rubens Alves da . "Entre 'artes' e ‘ciências’: a noção de performance no campo das ciências sociais". In Horizontes Antropológicos. Porto Alegre , v. 11, n. 24, p. 35-65, 2005.

TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. NewYork: PAJ, 1988.

TURNER, V; BRUNER, E (Ed.). The Anthropology of Experience. Urbana: University of Illinois Press, 1986.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance