Grotowski: a pesquisa em teatro e a arte como veículo

  • Andrea Copeliovitch Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Desde o começo de sua carreira, o trabalho de Grotowski tinha uma característica experimental, mas esse grande diretor e pensador do teatro contemporâneo ocidental foi extremamente incompreendido quando, na década de 80, parou de fazer espetáculos e direcionou o seu saber e seu “talento” para a pesquisa, tentando deixar um legado para seu discípulo, Thomas Richards e para toda a comunidade teatral. Para Grotowski, essa pesquisa se dá em um espaço imprescindível do teatro, o ator, o núcleo do nosso átomo, caótico e indivisível. O estudo da trajetória de Grotowski e de suas experiências sugere uma reflexão sobre o que é realizar pesquisa em teatro, suscitando questões fundamentais como memória, ação, linguagem e tradição.

Referências

BROOK, Peter.. L’ espace vide. Paris: Éditions du Seuil. 1977.

___________. Grotowski, arte como veículo. Centro de Pesquisa Teatral do Sesc. São Paulo, 1996.

BURNIER , Luiz Otávio. A arte de ator. UNICAMP, 2002.

GROTOWSKI, Jerzi. Untitled. The Drama Review 43, 2 (T162), verão1999.

HEIDEGGER, Martin.Chemins qui ne mènent nulle part. Paris: Gallimard, 1962. _______________. Língua Tradição e Língua Técnica. Lisboa: Veja, 1999. JARDIM, Antônio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

RICHARDS, Thomas. Al lavoro con Grotowski sulle azioni fisiche. Milano: Ubulivri, 1993

_________________. Il punto limite della performance. Pontedera: Fondazione Pontedera Teatro, 1997.

WOLFORD, Lisa e SCHECHNER, Richard (editores). The Grotowski Sourcebook. NY: Routledge, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance