"Um Palhaço Gigante"

  • Ausonia Bernardes Monteiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

“Se correr o bicho pega / se ficar o bicho come / eu sempre ouvi dizer / que paixão matava homem / agora acabei de ver / que quando não mata consome” José Fernandes dos Santos, o Gigante, nascido em São Sebastião do Alto, 25 de setembro de 1938. O palhaço de estilo elegante ao movimentar-se, com pequenos saltos e versos extensos, usando a tradicional farda de chitão e a máscara encimada pelo cone enfeitado com flores e fitas. Traz consigo as características da região noroeste, fronteiriça do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, e imprime marcas próprias à sua apresentação desde os 15 anos de idade, ao sair na Folia do Mestre Anésio no morro da Penha, até seus 70 anos, nas Folias da Mangueira e de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, 2008.

Referências

ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas no Brasil. São Paulo: Martins,1959.

............... Os cocos. 3a edição. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1984.

ARAÚJO, Alceu Maynard. Folia de Reis de Cunha. In: Revista do Museu Paulista, 3:413/464, 1949.

BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Pioneira, 1971.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Folia de Reis de Mossâmedes. In: Cadernos de Folclore, n° 20. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro/ FUNARTE, 1977.

CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1997.

CARVALHO, Jorge José. O Quilombo do Rio das Rãs. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia,1996.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6a edição. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DREWAL, Margaret Thompson. Yoruba ritual, performers, play, agency. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1992.

FRADE, Cáscia. Folclore. 2a edição. São Paulo: Global, 1997.

FRIGERIO, Alejandro. Artes Negras: uma perspectiva afrocêntrica. In: Estudos AfroAsiáticos, n° 23, p. 175-190. Rio de Janeiro, Dezembro, 1992. GANDRA, Edir. Jongo da Serrinha: Do terreiro aos palcos. Rio de Janeiro: Giorgio Gráfica e Editora, 1995.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas . Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

LIGIÉRO, José Luiz Coelho. A Performance do Samba. In: O Percevejo - Revista de Teatro, Crítica e Estética, Programa de Pós Graduação em Teatro, UNIRIO. Ano 8, n° 8, p.87-97. Rio de Janeiro, 2000.

............... Malandro Divino. Rio de Janeiro: Nova Era, 2004.

LOMAX, Alan. Folk Song Style and Culture. Washington: Washington D.C. American Association for the Advancement of Science, 1968.

MOREIRA, Yara. De Folia, de Reis, de Folia de Reis. Revista Goiana de Artes, Goiânia, vol. 3, n° 2, p. 123-154, 1979. Instituto de Artes / Universidade Federal de Goiás. REIS, João José. Identidades e diversidades étnicas nas irmandades negras no tempo da escravidão. In: Revista Tempo – Universidade Federal Fluminense, vol.3. Rio de Janeiro: Relume-Dumará ,1997.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nàgô e a morte. 6a edição.Petrópolis: Ed. Vozes, 1993. SCHECHNER, Richard. Performance Theory. New York, London: Routledge. [1977]1988b.

TAYLOR, Diana.Encenando a memória social: Yuyachkani. In: RAVETTI, Graciela & ARBEX, THOMPSON, Robert Farris.& CORNET, Joseph. The Four Moments of the Sun. Washington: National Galery of Art, 1981.

TURNER, Victor. From Ritual to Theater. New York: Paj Publications, 1982.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance