Performances da memória e da resistência: a performance do caboclo nos rituais da umbanda

  • Carina Maria Guimarães Moreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A comunicação pretende uma análise do Caboclo nos rituais da Umbanda, a partir da lente metodológica dos Estudos da Performance, principalmente os trabalhos de Richard Schechner. Ao lançar o olhar, a partir do estudo das performances, a esses personagens, encontramos no corpo, bem como em suas ações performadas, a preservação, através dos tempos, de valores que restauram comportamentos e mitos ancestrais. Mas também encontramos marcas de construções culturais históricas. Assim, a performance do Caboclo representaria tanto a memória quanto as resistências a essas memórias adquiridas no seu caminho histórico, que é nosso caminho histórico, brasileiro.

Referências

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989.

CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Umbanda uma religião brasileira. São Paulo: FLCH/ USP-CERU, 1987.

LIGIERO, Zeca. Umbanda: paz, liberdade e cura. Rio de Janeiro: Recorde; Nova Era, 1998.

MARTINS, Leda. Performance do Tempo e da Memória: Os Congados. In O Percevejo: Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro: UNIRIO; PPGT; ET, Ano II, n.12, Pág. 68-83. 2003.

ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. O Percevejo: Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro: UNIRIO; PPGT; ET, Ano II, n.12, pág. 25-50. 2003.

SLENES, Robert W. A Árvore Nsanda Transplantada: Cultos Kongo de Aflição e Identidade Escrava no Sudeste Brasileiro (Século XIX). In LIBBY, D. C. e FURTADO, J. F. (org.). Trabalho livre, trabalho escravo: Brasil e Europa, séculos XVII e XIX. São Paulo: Annablume, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance