O encontro da encenação com a performance

  • Cesar Huapaya Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O encontro da performance com a encenação traz uma nova forma de fazer e pensar artístico. Podemos encontrar hoje, na maioria das encenações na Europa e na América, uma passagem da encenação para a performance. Muitos espetáculos de teatro, dança, performance e rituais seguem uma tendência de utilizar o dispositivo da arte da performance e das práticas performativas nos espetáculos. A inflação da performance surge em todos os domínios do conhecimento como novo paradigma universal. No sentido da desconstrução de Derrida, a performance desconstrói toda a visão do teatro ocidental baseado na encenação do texto.A performance traz uma mudança metodológica de análises dos espetáculos. “Temos a passagem da semiologia e da semiótica descritiva para uma fenomenologia do sujeito”.

Referências

Patrice Pavis. “Mise em scène, performance: quelle différence ? », La mise en scéne contemporaine : origines, tendances, perspectives.Paris : Armand Colin, 2007,p.51.

Richards Schechner. Performance-Expérimentation et théorie du théâthe aux USA. Montreuil-sous-Bois : éditions Théâtrales, 2008.p.310.

Patrice Pavis,Ibid. p.50.

Patrice Pavis,op.cit.,p.42.

Ibid.,p.71.

Bill Nichols. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005. Segundo Nichols, podemos dividir e organizar o documentário em quatro modos de representação: o modo expositivo, modo observacional, modo interativo e modo reflexivo. O modo expositivo e observacional são modelos considerados fechados, pois utilizam a linguagem do real como representação da realidade. O interativo e o reflexivo são modelos abertos para novas perspectivas de diálogos com o outro.

Bill Nichols. La Representacion de la Realidad. Buenos Aires: Editora Paidós Comunicación Cine, 1997.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance