A invisibilidade do corpo contemporâneo

  • Cláudia Schulz Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente resumo é referente à pesquisa Performance: um estudo sobre a ampliação das possibilidades de interação entre o corpo e o vídeo, o qual tem como proposta o desenvolvimento de uma reflexão sobre a presença do corpo na arte e suas inúmeras potencialidades acrescidas do desenvolvimento tecnológico, além da auto-apropriação do artista do seu corpo transformando-o em sujeito e objeto. A pesquisa possuí como objeto de estudo o desenvolvimento de uma performance artística multimídia, que surgirá da experimentação das relações do corpo com o vídeo (multimeios), visando uma reflexão sobre seus fundamentos e possíveis poéticas.

Referências

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.

GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1964.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.

SANTAELLA, Lucia. As artes do corpo biocibernético. In: DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 65-94.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. Tradução de A. Chelini, José P. Paes e I. Blikstein. São Paulo: Cultrix; USP, 1969.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance