Dança, Samba e Performance

  • Denise Mancebo Zenicola Universidade Estácio de Sá

Resumo

Este trabalho propõe continuar a investigação iniciada da performance afro-descendente-carioca, na relação do encontro dos campos: dança, corpo e performance. A intenção é discutir alguns princípios da performance do Samba de Gafieira. O texto inicialmente ratifica a discussão do corpo na sua relação social e de subjetividade; ressalta a espontaneidade apresentada quando a performance transforma-se em prática investigativa; pontua princípios de atemporalidade e dos espaços vazios do “entre”, presentes na performance; finaliza a discussão com a relevando a capacidade da performance tem, em seus deslocamentos, sensibilidades e atitude alavancar a percepção do movimento, como poética comunicativa.

Referências

GIL, José. Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio D’Água, 1997. LABAN, Rudolf Van. O Domínio do Movimento. SP: Summus, 1978.

LIGIÉRO, Zeca. O conceito de “motrizes culturais” aplicado às práticas performativas de origens africanas na diáspora americana. ABRACE, 2008, n/publicado.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. SP: Perspectiva, 1999.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. London and New York: Routledge, 2002.

TAYLOR, Diana. Hacia una definición de Performance. In: O Percevejo. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2003.

ZENICOLA, Denise M. Samba de Gafieira: performance da ginga, 2005. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance