O Sobrado: a performance do ator/autor criador

  • Inês Alcaraz Marocco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho trata sobre a questão da organicidade do ator que se desenvolve a partir da sua autonomia como ator/autor e criador. A partir de um processo de criação artística colocaremos a prova esta possibilidade. Para isso, desenvolveremos antes do processo de criação propriamente dito, uma fase de preparação dos atores onde utilizaremos técnicas para desenvolver o estado pré expressivo do ator.O ator desenvolverá também concomitantemente um sistema de treinamento que lhe possibilitará um vocabulário para a sua criação.No processo de montagem teatral,pretende-se criar a dramaturgia do ator, do texto e da encenação, utilizando para isso do método das Ações Físicas e da Análise Ativa de C Stanislavski.

Referências

BARBA, Eugenio e SAVARESE,Nicola. Anatomie de L’Acteur. Un dictionnaire d’Anthropologie Théâtrale.Cazilhac (FR)/Roma/Holstebro(Dinamarca): Bouffonneries Contrastes/Zeami Libri/ International School of Theatre Anthropology, 1985.

BARBA, Eugenio. Le canoë de papier.Traité d’Anthropologie Théâtrale.Boufonneries n° 28-29,Lectoure (Fr), 1993.

D’AGOSTINI, Nair. O método de análise ativa de K.Stanislávski como base para a leitura do texto e da criação do espetáculo pelo diretor e ator.Tese de Doutorado.Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP, 2007.

D’AGOSTINI, Nair, MAROCCO, Inês Alcaraz. Manantiais:pesquisa teatral sobre a cultura gaúcha .In: Revista do Centro de Artes e Letras ,v.13,n°1-2,jan/dez, pg 141-162, 1991.

DALL FORNO,Adriana.A organicidade do Ator.Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes. Campinas: 2002.

GUCCINI,Gerardo,VALENTI,Cristina (a cura di).Technique della rappresentazione e storiografia.Materiali della sesta sessione dell'ISTA. Teatro Eurasiano n°2. Bologna: giugno, 1992.

LEHMANN,Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosacnaify, 2007 . MARINIS,Marco De (a cura di). Drammaturgia Dell’ Attore.Porretta Terme:I Quaderni Del Battello Ebro, 1997.

MARINIS,Marco De. In Cerca dell’Attore.Roma: Bulzoni Editore, 2000.

MAROCCO, Inês Alcaraz; NINOW, Carina; VIEIRA Felipe; BERNARDI, Lesley; SILVEIRA, Maico e MANTOVANI,Mariana. Um Sistema de treinamento e sua transmissão. In: Revista Cena n° 4, Departamento de Arte Dramática/UFRGS, 2005.

RUFFINI,Franco.Teatro e boxe: L’atleta del cuore nella scena dell Novecento.Bologna:Società Editrice Il Mulino, 1994.

SCANDOLARA, Camilo. Os estúdios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no século XX.Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes. Campinas, 2006.

VERÍSSIMO,Érico.O Continente vol I e II.São Paulo: Companhia das Letras,2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance