A Capoeira Roda o Mundo. Estudos da Performance e a globalização Capoeira Angola – Corpo, Música e Experiência Contemporânea

  • João Luis Uchoa de Figueiredo Passos Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A pesquisa pretende analisar as práticas de aprendizagem e o ritual da roda de capoeira em grupos e capoeiristas fora do Brasil na atualidade. Utilizando concepções dos estudos da Performance e da Antropologia, procuraremos pensar elementos constitutivos dessa prática como as expressões do corpo e da música, e a experiência do jogo da capoeira, assim como possibilidades de surgimento de novas práticas dentro do universo da capoeira. Há um panorama atual de popularização mundial da capoeira e das expressões corporais e musicais intrínsecas a sua prática. Esse quadro estabelece relações com o contexto nacional, que influencia, e é influenciado, na forma e no conteúdo dessa nova capoeira pelo mundo.

Referências

FRIGERIO, Alejandro. 1989. “Capoeira: de arte negra a esporte branco”,in: Revista de Ciências Sociais, n. 10, vol. 4, junho, Rio de Janeiro.

GEERTZ, Clifford. 1989. A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan.

GOOFMAN, Erving. 1985. A representação do EU na vida cotidiana. Petrópolis: Ed. Vozes.

LABAN, Rudolf. 1978. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus.

LEWIS, J. Lowell. 1992. Ring of Liberation, Deceptive Discourese in Brasilian Capoeira. Chicago. The University of Chicago Press.

MAUSS, M. 1974. “Uma Categoria do Espírito Humano: A Noção de Pessoa, a Noção do ‘Eu’”. In: Sociologia e Antropologia, v. 1, São Paulo: EPU/EDUSP.

MUKUNA, Kazadi Wa. 2000. Contribuição Bantu na música popular brasileira, perspectivas etnomusicológicas, São Paulo, Terceira Margem.

OLIVEIRA, Albano Marinho de. 1958. Berimbau (o arco musical da capoeira), Coleção Antonio Viana Volume I, Imprensa Oficial da Bahia.

ORTIZ, Renato. 1994. Mundialização e Cultura. São Paulo, Brasiliense.

PASSOS, João Luis Uchoa de F.. 2006. Corpo e Música na performance da capoeira angola, dissertação de mestrado em Artes, IA/ Unicamp.

PINTO, Tiago de Oliveira. 1988. “Capoeira, das kampfspiel aus Bahia”, in:Welt Musik-Brasilien, Berlim, Ed. Schott.

________. 2001. Questões de uma Antropologia Sonora. In: Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 44 n.

REIS, Letícia Vidor de Souza.1993. “Negros e Brancos no jogo da Capoeira: a invenção da Tradição”, dissertação de mestrado, Antropologia, USP.

SHAFFER, Kay. 1977. O berimbau-de-barriga e seus toques, Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional do Folclore (monografias folclóricas. 2).

SCHECHNER, Richard. 1988. The Performance Theory, New York and London: Routledge.

TURNER, Victor. 1987. The Anthropology of Performance, New York: PAJ Publications.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance