ARTE E TRADIÇÃO: A PERFOMANCE DA FOLIA DE REIS DA COMUNIDADE DAS ALMAS, MUNICIPIO DE JOÃO PINHEIRO (MG)

  • Maria Célia da Silva Gonçalves Universidade de Brasília

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar como a performance de um grupo de artistas populares, os foliões, pode funcionar como vetor construtor/reconstrutor de identidades dos moradores da comunidade das Almas, localizada no município de João Pinheiro, estado de Minas Gerais. É por meio do exercício da performance que as identidades dos foliões são (re)definidas; na e para a performance suas auto-imagens são (re)construídas. Sendo ela um espaço de transformação; estar no palco possibilita ao folião um exercício único de alteridade. Na metodologia, empregou-se a etnografia, acompanhada de entrevistas gravadas e fotografias.

Referências

AMORIM, Sara Passabon. Folia de Reis do Zumbi: uma prática performativa. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: Edusp, 1986.

RIOS, Sebastião. Os cantos da festa do reinado da Nossa Senhora do Rosário e da Folia de Reis. Sociedade e Cultura, janeiro-junho, ano/volume 09, número 001, Universidade Federal de Goiás: Goiânia: 2006.

SCHECHNER, Richard. O que é Performance? In: O Percevejo. Revista de Teatro Crítica e Estética. Estudos da Performance. Ano 11, nº.12, 2003.

WEBER, Max. Economia e Sociedade (vol. 1). Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1991.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance