Bailes de danças de salão da cidade do Rio de Janeiro: o local e o global nos palcos do cotidiano

  • Maria Inês Galvão Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Essa comunicação é parte de um estudo que tem por objetivo analisar três bailes de dança de salão de diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro, buscando verificar como as encenações realizadas nesses espaços dialogam com peculiaridades locais, como uma possível forma de ressignificação da espetacularização que também envolve essa prática de dança. Se as variações das dinâmicas observadas nesses palcos do cotidiano são marcadas pela hibridização, algo relacionado a aspectos como: o estilo e a forma de execução da música, o(a) parceiro(a) com quem se dança, o domínio da técnica dos movimentos, a arquitetura e as características do espaço, o tipo de baile, o traje utilizado, entre outros; tentamos compreender se o entorno urbano de cada espaço têm deixado marcas nessas combinações.

Referências

LOPES, Antonio Herculano. Performance e história. In: Percevejo. Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro: UNIRIO; PPGT; ET, Ano 11, n. 12, 2003. P. 5-16.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SCHECNER, Richard. O que é performance. In: Percevejo. Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro: UNIRIO; PPGT; ET, Ano 11, n. 12, 2003. P. 25-50.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance