A escrita performática de Sonia Lins

  • Samira Ávila Theiss Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Nesta comunicação busco uma reflexão a cerca das ressonâncias da teoria da escrita performática de Graciela Ravetti, da teoria da Performance de Jorge Glusberg e Renato Cohen e do estudo das pictografias de Antonin Artaud para a análise do texto-imagem na obra literária “Eu” e da instalação plástica Rolos de papel higiênico da escritora e artista plástica mineira Sonia Lins. Pretende-se apontar, a partir da análise dos elementos que constituem as duas obras, o momento de Partida de Linguagem como ato performático e a sua transformação em palavra-gesto. O trabalho de Sonia Lins reúne dez obras literárias, quatro exposições, dois vídeos e um filme, em uma trajetória marcada por rupturas, oposições, transgressões e pela expressão livre nos processos criativos.

Referências

CHKLOVSKI, Vítor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira Toledo (org). Teoria da literatura – formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971, p.39-56.

DERRIDA, Jacques; BERGSTEIN, Lena. Enlouquecer o subjétil. São Paulo: Ateliê Editorial: Ed. UNESP, 1998

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 2003, p.77

LINS, Sonia Baticum. Belo Horizonte: Museu Histórico Abilio Barreto, 2003.

MURAD, Carlos A; Pires, J. Inscrições hipertextuais: a escrita como imagem na criação visual contemporânea, Congreso do SIGRADI 2006; Santiago, 2006.

RAVETTI, Graciela “Performance escritas/ O diáfano e o opaco da experiência” In: HILDEBRANDO, Antonio et al. (Orgs), Corpo em performance. Belo Horizonte: FALE – UFMG, 2003.

SOUTO MAIOR, Marcel. Se é pra brincar eu também gosto: um perfil biográfico de Sonia Lins. Rio de Janeiro Casa da Palavra, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance