CORPOS EM PERFORMATIVIDADE: A VISIBILIDADE NEGRA NUM MOVIMENTO ESTÉTICO E SUSTENTÁVEL

  • Sara Passabon Amorim Centro Universitário São Camilo

Resumo

“Corpos em performatividade” visa apreciar o corpo negro em “atos” artísticos, que busca revelar uma expressão estética como referência para a construção da identidade étnico-racial e a organização de afro-descendentes na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo. O estudo é centralizado na construção e elaboração das performances, através de elementos da tradição africana, que mantém também um movimento de sustentabilidade daquela comunidade. Utiliza-se do conceito performativo, estabelecidos entre Victor Turner e Richard Schechner. Diante da ideia de espectáculo/manifestações são compartilhados o conjunto de valores e hábitos, tanto sociais e comportamentais como estéticos num espaço comum de organização e expressão de culturas de resistências.

Referências

BARBA, Eugenio. A arte secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: HUCITC, 1995.

BRAVIN, Adriana; SANTANNA, Leonor de Araújo; OSÓRIO, Carla. Negros no Espírito Santo. Espírito Santo: Escrituras, 1999.

FONSECA, Hermógenes; MEDEIROS, Rogério. Tradições populares no Espírito Santo. Vitória: 1991.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003. PRADIER, Jean-Marie. Ethnoscélogie: la profondeur des émergences”, Internationale de I’imaginaire. N° 5 Paris: Maison des Cultures du monde, Babel, 1996.

REVISTA DE TEATRO, CRÍTICA E ESTÈTICA. O Percervejo. Rio de Janeiro: P.P.G. T UNIRIO: Ano 11, n12, 2003. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003.

SANTOS, Cláudio Alberto dos. Dança Moçambiqueira – liturgia do corpo/espaço/tempo. In: Performance Afro-Ameríndia – Revista apresentada no IV Colóquio do NEPAA: memória e identidade, UNIRIO. Ano 4 nº 4, p.81 a 95. Rio de Janeiro, 2007.

SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press, 1985.

____________________. Performance: teoría y prácticas interculturales. Buenos Aires: Rojas: UBA, 2000.

TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. New York: PAJ publications, 1988.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance