Performance e ancestralidade na comunidade de Helvécia

  • Valdir Nunes dos Santos Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Helvécia no extremo sul da Bahia é uma comunidade afrodescendente que insiste em preservar as memórias e culturas de tradição como lugares “fabricantes” de performances. A cultura e suas poéticas captam no fluxo social fragmentos verbais de história, de ancestralidade e de memória, comportamentos e vozes narrativas, propositadamente, deixados sob os escombros para recompor as performances fragmentadas. A cultura vivenciada por esses moradores, especialmente a dança bate-barriga, sofre interferências políticas e ambientais em conseqüência dos efeitos da monocultura do eucalipto.

Referências

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

KOOPMANS, Pe. José. Além do eucalipto: o Papel do Extremo Sul. Salvador: BDA, 1997.

LOPES, Antonio Herculano. O PERCEVEJO. ano 11, 2003, No 12: 5 a 16. SCHECHNER, Richard. O que é performance? O PERCEVEJO ano 11, 2003, No 12: 25 a 50.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance