Um Carnaval que não se vê na TV

  • Yaskara Donizeti Manzini Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O trabalho pretende abordar o processo de preparação e performances, dos sambistas componentes da ala Comissão de Frente, da Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco, para o desfile do carnaval paulistano. Nesta escola de samba, a Comissão de Frente não possui desempenho apenas na avenida, mas também na quadra, dentro das festas, “representando o papel” de guardiões do Pavilhão, portanto, existem performances sociais, nas quais os componentes também atuam. A preparação “do papel” de Guardião do Pavilhão dá-se na vivência com os “mais velhos” no samba, cujas memórias oferecem e inspiram a (re)criação de gestos, restaurando e atualizando comportamentos. É no entrelaço das performances social e artística que a ala se potencializa enquanto Comissão de Frente.

Referências

ASANTE, Kariamu Welsh – Commonalities in African Dance: an Aesthetic Foundation. In ASANTE, Molefi Keti & ASANTE, Kariamu Welsh – African Culture: the Rhythms of Unity. Trenton: Africa World Press, 1996.

CARLSON, Marvin – Performance: a critical introduction. London and New York: Routledge, 1999.

VON SIMSON, Olga R. de Moraes – Carnaval em Branco e Negro. Carnaval Popular Paulistano: 1914-1988. Campinas: Editora UNICAMP; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. 389p.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance