Bricolagem: do Circo Moderno à Contemporaneidade

  • Eliene Benício Amâncio Costa Universidade Federal da Bahia

Resumo

O circo moderno, criado por Philip Astley, tem passado por constantes transformações ao longo desses 200 anos. Das exibições de cavalos à incorporação dos artistas nômades (malabaristas, equilibristas, acrobatas, funâmbulos etc.); das pantomimas aos dramas eqüestres; das cenas de montaria; da incorporação dos animais selvagens, acrescentando um toque de exotismo ao serem exibidos em jaulas rolantes no picadeiro, à criação de novos acessórios para execução de números clássicos do circo pelos artistas russos; da criação de um único picadeiro para a multiplicação em três pistas; do palhaço acrobata, palhaço escudeiro, palhaço adestrador às entradas e esquetes cômicas da dupla de tony e clown;o circo tem se caracterizado pela bricolagem.

Referências

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço. Cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco. Um ensaio sobre a cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 36.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras. 1989. p. 270,271.

Publicado
2018-05-17
Seção
Etnocenologia