O Ensaio Como Espetáculo: Grupo Experimental de Dança

  • Flavia Pilla do Valle Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho foi um estudo piloto para ser posteriormente desenvolvido na tese da FACED/UFRGS. Partiu de estudos realizados na disciplina Etnografia, Etnocenologia e Educação, onde buscou-se estabelecer relações entre as três áreas citadas. Consistiu em um estudo de campo, onde foi observado o Grupo Experimental do Curso de Dança de uma universidade. Assim, o ensaio do grupo teve o estatuto de espetacular – noção da etnocenologia, principalmente nos discursos que se manifestaram neste ambiente. Minha pesquisa do doutorado pretende indagar sobre as verdades que constituem a formação do sujeito da dança contemporânea, através da observação dos discursos. A noção de espetacular mostrou-se importante, pois pode ser comparada ao que Foucault reporta como a noção de monumento.

Referências

FOUCAULT, Michel. O que são as luzes? In: ______. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Ditos & Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

______. Diálogo sobre o poder. In:______. Estratégia, poder-saber. Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

KHAZNADAR, Chérif. Contribuição para uma definição do conceito de etnocenologia. In: GREINER, Christine; BIÃO, Armindo (orgs.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

LAPLANTINE, François. A descrição etnográfica. São Paulo: Terceira Margem, 2004.

PRADIER, Jean- Marie. Etnocenologia. In: GREINER, Christine; BIÃO, Armindo (orgs.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Etnocenologia