Gemido da tradição: o carro de boi e o espetáculo da fé no louvor ao Divino Pai Eterno em Trindade, no estado de Goiás

  • Graça Veloso Faculdade de Artes Dulcina de Moraes

Resumo

Gemido da Tradição é uma reflexão sobre as significações do desfile de carros de bois, que ocorre durante a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na contemporaneidade das tradições interioranas do Estado de Goiás. É uma primeira abordagem ao tema, feita à luz da etnocenologia e seus estudos das práticas e comportamentos humanos espetaculares organizados – PCHEO. Discute os diálogos estabelecidos entre um imaginário de características muito próximas do rural e as influências que esse universo recebe dos grandes eventos contemporâneos. Trata de uma fundante compreensão conservadora das manifestações culturais e seus embates com as imposições dos tempos atuais, principalmente da maior visibilidade proporcionada pelos meios de comunicação e suas conseqüências para seus praticantes.

Referências

BIÃO, Armindo. Aspectos epistemológicos e metodológicos da etnocenologia: por uma Cenologia Geral. In: Memória ABRACE I: Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas, Salvador: UFBA, 1999; p. 364 – 367.

VELOSO, Jorge das Graças. Benedito: imaginário e tradição no interior de Goiás e o teatro gestual da Cia dos Homens. Brasília: Thesaurus, 2008.

Publicado
2018-05-17
Seção
Etnocenologia