Poética da cena e técnicas corporais: a transfiguração do corpo em símbolo

  • Larissa Latif Plácido Saré Universidade da Amazônia

Resumo

O trabalho trata de como a observação das técnicas corporais e sua utilização para a transfiguração do corpo na cena pode ser importante para mapearem-se os mitos e arquétipos subjacentes a um espetáculo. Para tanto, propõe uma classificação e análise de uma performance ritual em particular, a Corda dos Promesseiros do Círio de Nazaré. O objetivo é propor uma reflexão inicial sobre essa possibilidade, que possa ter como resultado uma proposta metodológica de análise que elucide por dentro de cada espetáculo, as relações entre o corpo, os símbolos e as grandes imagens arquetipais subjacentes.

Referências

BATTAILLE, Georges. L’érotisme. Paris, Minuit, 1957. 306 p.

BIÃO, Armindo. Matrizes Estéticas: O Espetáculo da Baianidade. In: Bião; Pereira, Cajaíba, Pitombo (orgs.) São Paulo Anna Blume: Salvador Gipe-Cit, 2000.

CAILLOIS, Roger. O Homem e o Sagrado. Lisboa, Edições 70. 180p.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Tradução de Hélder Godinho. São Paulo: Martins fontes, 2002. 551p.

DURAND, Gilbert. L’imagination symbolique. Paris: Quadrige/PUF, 1998.

ELIADE, Mircea. O Mito do eterno retorno. Tradução de Manoela Torres. Lisboa: Edições 70, 2000, 174p.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. A Essência da Religiões. Tradução de Rogério Fernandes. Lisboa; Edição Livros do Brasil, 235p.

TRIGO, Isa. Os estados corporais: instrumento e sangue do teatro com máscaras. Comunicação Oral. V Congresso da ABRACE. 2008.

SARÉ, Larissa Latif Plácido. A Serpente no Asfalto: Estudo Comprensivo do Espetáculo da Corda dos Pomesseiros no Círio de Nazaré em Belém do Pará. Tese. (Doutorado Em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Etnocenologia