O espectador e o espetáculo

  • Adriana Maia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este texto foi elaborado como um dos trabalhos da disciplina “O espetáculo como obra de arte” ministrada pelo Professor Doutor José Luiz Rinaldi dentro do PPGT da Uni-Rio e tem como objetivo investigar as relações entre o espetáculo e o espectador a partir de alguns conceitos levantados por Martin Heidegger em seu livro “A origem da obra de arte”. Estes conceitos foram pensados em relação à dinâmica do espetáculo teatral, questões como tempo, essência e verdade, fundamentais na obra de Heidegger, fazem parte deste exercício especulativo que lança um olhar sobre a cena no sentido último da arte.

Referências

BROOK, Peter – A porta aberta. Tradução de Antonio Mercado, Civilização Brasileira,RJ, 1999.

BROOK, Peter – O teatro e seu espaço.Tradução de Oscar Araripe e Tessy Caldo, Vozes, Petrópolis, RJ, 1970.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Maria da Conceição Costa, Edições 70, Lisboa, Portugal, 2007.

LAUAND, Luiz Jean – Medievália, Mandruvá, SP, 1997. LEÃO, Emmanuel Carneiro – Aprendendo a pensar. Vozes, Petrópolis, RJ, 1977.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo