O espectador e o espetáculo
Resumo
Este texto foi elaborado como um dos trabalhos da disciplina “O espetáculo como obra de arte” ministrada pelo Professor Doutor José Luiz Rinaldi dentro do PPGT da Uni-Rio e tem como objetivo investigar as relações entre o espetáculo e o espectador a partir de alguns conceitos levantados por Martin Heidegger em seu livro “A origem da obra de arte”. Estes conceitos foram pensados em relação à dinâmica do espetáculo teatral, questões como tempo, essência e verdade, fundamentais na obra de Heidegger, fazem parte deste exercício especulativo que lança um olhar sobre a cena no sentido último da arte.Referências
BROOK, Peter – A porta aberta. Tradução de Antonio Mercado, Civilização Brasileira,RJ, 1999.
BROOK, Peter – O teatro e seu espaço.Tradução de Oscar Araripe e Tessy Caldo, Vozes, Petrópolis, RJ, 1970.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Maria da Conceição Costa, Edições 70, Lisboa, Portugal, 2007.
LAUAND, Luiz Jean – Medievália, Mandruvá, SP, 1997. LEÃO, Emmanuel Carneiro – Aprendendo a pensar. Vozes, Petrópolis, RJ, 1977.
Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo