A Espetacularidade da Praça Pública nos Diálogos de Joaquim Cardozo

  • Ana Carolina do Rêgo Barros Paiva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A investigação revela que o autor Joaquim Cardozo absorve as possibilidades formais encontradas nas manifestações espetaculares populares e recria em suas seis peças: O Coronel de Macambira, Marechal, Boi de Carro, O Capataz de Salema, Antônio Conselheiro, De uma Noite de Festa e Os Anjos e os Demônios de Deus um modo de diálogo que na esfera popular se revela para o público fora do suporte gráfico ou da fixidez da escrita, tornando-se monumento através de um outro suporte: o ator. A palavra em seu teatro é antes de qualquer coisa uma voz espetacular, reflexo de uma voz popular independente da escrita.

Referências

Obras de Joaquim Cardozo:

CARDOZO, Joaquim. De uma Noite de Festa. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1971.

__________________O Coronel de Macambira (Bumba-meu-boi). Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint, 1963.

___________________Os Anjos e os demônios de Deus (Pastoril em 12 jornadas). Recife: Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2001.

___________________O Capataz de Salema. Antônio Conselheiro. Marechal, Boi de Carro. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1975. Bibliografia sobre Joaquim Cardozo:

DANTAS, Maria da Paz Ribeiro. O Mito e Ciência na Poesia de Joaquim Cardozo: Uma Leitura Barthesiana. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1985.

__________________________________Joaquim Cardozo: Contemporâneo do Futuro. Recife: Ensol, 2003.

LEITE, João Denys Araújo. Um Teatro da Morte – Transfiguração Poética do Bumba-meu-Boi e Desvelamento Sociocultural na Dramaturgia de Joaquim Cardozo. Tese de Mestrado defendida pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, 2001.

Bibliografia Geral:

ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil (vol. 1,2 e 3). Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1982.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad.: Yara Frateschi. São Paulo: Ed. Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Trad.: Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.

______________A Letra e a Voz: a “literatura” medieval. Trad.: Amalio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo