A pedra no pântano: caminhos possíveis para a utilização de imagens na formação do ator

  • Ana Maria Pacheco Carneiro Universidade Federal da Bahia

Resumo

Pertencentes à ordem do imaginário, as imagens atuam na apreensão de informações no âmbito do conhecimento sensível. Visando o corpo enquanto organismo e pautada nas teorias cognitivas e nos pensamentos de Merleau-Ponty investigo em meu projeto docente (FAPEMIG/UFU) e, mais profundamente, em minha pesquisa de doutorado — (PPGAC/UFBA) “Fotografias como documentos textuais: o Banco de Textos e Imagens como fonte de investigação sobre o uso da fotografia no ensino do Teatro” — as possíveis contribuições que as imagens/fotografias oferecem na estruturação do corpo do ator. Estudos atuais na área de Psicologia da percepção afirmam que a maioria das informações que o homem recebe vêm por imagens. Na realidade, nunca pensamos sem que uma imagem se forme em nossa mente.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In Novaes, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. pp. 65-87

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MERLEAU-PONTY, Maurice. L’Oeil et l’Esprit. Paris : Editions Gallimard, 1964. _________ . O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2000.

MEYER, Sandra. O corpo que pensa. Resumo da dissertação O corpo que pensa — o treinamento corporal na formação do ator. Programa de Comunicação e Semiótica. PUC/SP. São Paulo, 1998.

In: http://idanca.net/2004/07/15/o-corpo-que-pensa/ visitado em 01/11/2007

OSTROWER, Fayga. A construção do olhar. In Novaes, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. pp. 167-182

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982. (Novas buscas em educação ; v. 11)

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo