Os estúdios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no século XX

  • Camilo Scandolara Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Esta comunicação sintetiza parte da dissertação de mestrado “Os estúdios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no século XX”, defendida no programa de pós-graduação em Artes da Unicamp, sob orientação da Profª. Drª. Maria Lúcia Levy Candeias. Considerando a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou como um dos pilares da formação da tradição teatral ocidental do século XX, busca-se apontar algumas das influências das pesquisas realizadas por Konstantin Stanislávski, Leopold Sulerjítski e Evguiêni Vakhtângov no contexto dos estúdios teatrais na tradição teatral ocidental do século XX.

Referências

BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

CRUCIANI, Fabrizio. Il “luogo dei possibili”. In: GUCCINI, Gerardo; VALENTI, Cristina (Org.). Tecniche delle rappresentazione e storiografia: materiali della sesta sessione dell’ISTA. Milano: Biblioteca Universale Synergon, 1992, p. 46-53.

MARINIS, Marco de. In cerca dell’attore: um bilancio del Novecento teatrale. Roma: Bulzoni Editore, 2000.

MOLLICA, Fabio (org). Il teatro possibile: Stanislavskij e il Primo studio Del Teatro d’arte di Mosca. Firenze: La Casa Usher, 1989.

RUFFINI, Franco. I Teatri di Artaud: crudeltá, corpo-mente. Bologna: Società Editrice Il Mulino, 1996.

______. Stanislavskij: Dal lavoro dell’attore al lavoro su di sé. Roma: Laterza, 2003.

STANISLAVSKY, Constantin. Minha vida na arte. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

TAKEDA, Cristiane Layher. O cotidiano de uma lenda: Cartas do Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SCANDOLARA, Camilo. Os estúdios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no século XX. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes; Unicamp, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo