O Teatro de revista como espelho da cidade

  • Cláudio Guilarduci Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O Teatro de revista como espelho da cidade Cláudio Guilarduci Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG GT – História das Artes do Espetáculo Palavras-Chave: Teatro de Revista; Espaço cênico; Espelho da cidade. Este trabalho problematiza a idéia do teatro de revista como um espelho capaz de mapear uma cidade, ou melhor, essa reflexão visa repensar esse modo de produção teatral como um lugar privilegiado para entender as articulações e negociações que ocorriam nas praças públicas. Pois tanto a cidade quanto as cenas revisteiras estão vinculados a uma multiplicidade de olhares e de significações que espelham a partir de um entrelugar os discursos homogêneos que a própria coletividade construiu nas alteridades cotidianas.

Referências

AGUIAR, Ramon S. Espaço e memória: a construção de um espaço mnemônico na história do Espetáculo. In: LIMA, Evelyn F. W. (Org.). Espaço e Teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

ARGAN, Giulio C. História da arte como história da cidade. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo