Uma experiência com máscaras no Brasil: o espetáculo O arranca dentes (1985/86)

  • Leslye Revely dos Santos Universidade Estadual de São Paulo

Resumo

Na década de 80, em São Paulo, o diretor italiano Francesco Zigrino veio para o Brasil trabalhar com as máscaras da commedia dell’arte. Desse processo, com cursos e montagens teatrais, formaram-se vários profissionais que deram continuidade à aproximação da atuação teatral com as máscaras e hoje são referências no teatro. Um espetáculo referência foi O arranca dentes dirigido na Universidade São Paulo – USP pelo italiano. Esse espetáculo, considerado um dos pioneiros na montagem baseado num canovaccio, foi montado e re-montado pelas atrizes, cuja última montagem foi premiada na época devido à sua adaptação à realidade histórica e cultural do Brasil. Um exemplo antropofágico de uma técnica estrangeira para uma proximidade às nossas características culturais.

Referências

GUIMARÃES, Carmelinda. Garotas audaciosas e brilhantes. Crítica do espetáculo: Festival de Tatuí. Acervo pessoal de Soraya Saide, 1986, p.4.

MILARÉ, Sebastião. Técnica e talento de um grupo que promete. Crítica do espetáculo: Festival de Tatuí. Acervo pessoal de Soraya Saide, 1986, p. 5-6.

SANTOS, Leslye Revely dos. A pedagogia das máscaras . 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes de São Paulo, UNESP, São Paulo, 2007.

SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da commedia dell’arte. Organização, tradução, introdução e notas de Roberta Barni. São Paulo: Iluminuras, 2003.

SILVA. Brilha a commedia dell’arte. Crítica do espetáculo: Festival de Tatuí. Acervo pessoal de Soraya Saide, 1986, p. 7.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo