DO CORPO VESTIDO AO CORPO NU

  • Vera Collaço Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Pretendo nesta comunicação apontar para uma análise das significações que o corpo feminino adquiriu ou foi adquirindo no Teatro de Revista brasileiro desde o final do século XIX até sua desintegração, enquanto gênero específico, no final da década de 1960. Para tanto, o recorte estabelecido neste trabalho diz respeito apenas ao corpo feminino. E do corpo feminino, deste teatro, focalizo minha atenção apenas no corpo das vedetes e das girls. Trabalho este recorte em três aspectos: o corpo vestido, o corpo despedido e o corpo nu. Correspondendo a três momentos da história do teatro de revista brasileiro.

Referências

ANTUNES, Delson. Fora do Sério: Um panorama do Teatro de Revista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 2002.

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o Rebolado: Vida e Morte do Teatro de Revista Brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

SOHN, Anne-Marie. O Corpo Sexuado. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques e SÜSSEKIND, Flora. As revistas de ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

VENEZIANO, Neyde. De Penas Para o Ar: Teatro de Revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo