A escrita teatral na formação de professores

  • Alessandra Ancona de Faria Pontifícia Universidade Católica

Resumo

Esta pesquisa procura investigar as possibilidades que a escrita dramatúrgica oferece para refletir e transformar a prática dos professores da Educação Básica no ensino público na cidade de São Paulo. Investigando a formação reflexiva do professor, pretendo verificar possibilidades da escrita dramatúrgica como ato criador que modifica sua visão educacional, a partir de suas histórias de vida. Este estudo desenvolveu possibilidades cênicas das histórias de vida do professor, associando o jogo teatral à construção de textos dramatúrgicos, buscando compreender em que medida este processo pode ser um instrumento para que o professor reflita e modifique sua prática e sua visão como educador, na busca de um professor crítico, criativo e autônomo.

Referências

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RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VENÂNCIO, Beatriz Pinto. Teatro de lembranças. Registro cênico-dramatúrgico da memória. Tese de doutorado apresentada no Centro de Letras e Artes da UNIRIO, Rio de Janeiro, 2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação