Palhaço de Hospital: Proposta Metodológica de Formação

  • Ana Lucia Martins Soares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O estudo apresentado é fruto de tese de doutoramento e focaliza a formação para a atuação do palhaço no serviço pediátrico hospitalar. A investigação se concentra nas condições técnica, artística e humanística de formação deste palhaço, com o objetivo de averiguar a hipótese de que para atuar em ambiente hospitalar impõe-se uma especialização, com conhecimentos e práticas específicos, testados em ambiente real e avaliados sistematicamente. Como resultado configura-se a proposta de um método de formação do palhaço de hospital que procura, simultaneamente, assegurar a natureza transgressora da sua figura cômica e conquistar, para a sua ação, um caráter científico e permanente.

Referências

BESTETTI, Verônica. O palhaço entre a renovação e a profanação in Boca Larga Caderno dos Doutores da Alegria n. 1. São Paulo: Doutores da Alegria, 2005. p. 67-83.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Circo e teatro: aproximações e conflitos in Sala Preta n. 6: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, 2006. p.9-19.

LECOQ, Jacques. Le Corps Poétique. Paris: Actes Sud-Papiers, 1999.

MASETTI, Morgana. Que palhaçada é essa? in Boca Larga Caderno dos Doutores da Alegria n. 1. São Paulo: Doutores da Alegria, 2005. p.7-10

SIMONDS, Caroline. Le Rire Medecin. Paris: Éditions Albin Michel, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação