De experiência em experiência ao surgimento de uma cia de teatro: diálogos possíveis sobre teatro-educação

  • Andrisa Kemel Zanella Universidade Federal de Santa Maria
  • Laisa Blancy de Oliveira Guarienti Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Esse trabalho traz um recorte da pesquisa intitulada “O Jogo Dramático e/ou Jogo Teatral: uma proposta para repensar a profissão em Educação”, que vem sendo realizada desde o ano de 2004, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, por profissionais das Artes Cênicas, bem como acadêmicos e graduados de outras áreas do conhecimento. Tem por objetivo apresentar o estudo realizado e trazer alguns resultados alcançados até o presente momento, a partir de uma proposta que enfocou os “jogos dramáticos e/ou jogos teatrais” como principal elemento a possibilitar aos educadores, alunos e técnicos administrativos da Universidade Federal de Santa Maria a valorização de suas potencialidades, através de oficina de teatro realizada semanalmente.

Referências

CORRÊA, Guilherme. Educação, Comunicação, Anarquia: Procedências das sociedades de controle no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

CHACRA, Sandra. Natureza e o Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.

GIL, João Pedro Alcântara, Para Além do Jogo. Tese de Doutorado UFSM,1999.

MELLO, Luis O. B. A arte do Ator: da técnica à representação. Elaboração, Codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica. São Paulo: PUC,1994.

Nunes, Lúcia F. R. Álbum de Família: História de Vida de Olga Reverbel. Dissertação de Mestrado. Santa Maria: UFSM, 2003.

REVERBEL, Olga. Oficina de teatro. Porto Alegre: Editora Kuarup, 1993.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo:Editora Perspectiva, 1979.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1984.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação