A Prática Extensionista na Formação de Professores de Teatro

  • Arão Paranaguá de Santana Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A investigação busca ressignificar os propósitos que embasaram o projeto de extensão “Ação Cultural em Teatro”, o qual vem sendo desenvolvido junto à Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, desde o primeiro semestre de 2007. Constitui-se em uma atividade articulada ao grupo de pesquisa “Pedagogias do Teatro e Ação Cultural” (PG-CULT/UFMA) e propõe-se a inventariar as contribuições consideradas relevantes para a profissionalização docente no decorrer do processo formativo, na linha da educação não-formal, incentivando, junto aos sujeitos participantes (pesquisadores, professores e estudantes), a realização de estudos aplicados ao ensino da linguagem dramática e à produção cênica, utilizando-se, para tanto, da pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico.

Referências

ANDRÉ, Marli. O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. Campinas, Papirus, 2005.

CABRAL, Beatriz. Ensino do teatro: experiências interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Brasília: MEC/SESu, 2006. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Concepções e implementação da flexibilidade curricular. Disponível em: www.prograd.ufu.br/forgrad2004.

GOHN, Maria da Glória; SIMON, Olga Rodrigues de Moraes; FERNANDES, Renata Sieiro; SANDOVAL, Andrés. Não-fronteiras: universos da educação não-formal. São Paulo: Itaú Cultural, 2007.

GURGEL, Roberto Mauro. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SANTANA, Arão N. Paranaguá. Relatório Parcial do Projeto Ação Cultural em Teatro. São Luís: UFMA-DEART, 2008 (mimeo).

VIGANÓ. Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação