A fisicalização e o gestus no ensino de teatro para crianças e adolescentes: articulando conceitos artísticos e pedagógicos

  • Davi de Oliveira Pinto Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A partir de uma aplicação prática das proposições da Profa. Dra. Ingrid Koudela sobre a abordagem do ensino de teatro para crianças e adolescentes baseado na Peça Didática Brechtiana e no Jogo Teatral Spoliniano, é possível discutir a articulação pedagógica dos conceitos fisicalização (Viola Spolin) e gestus (Bertolt Brecht): nessa perspectiva, o gesto teatral é tomado em suas possibilidades expressivas e em suas potencialidades como signo construtor de um discurso crítico. A reflexão procedida aponta para a necessidade renovada de uma fundamentação teórica consistente para a prática pedagógica do teatro.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras Escolhidas v.1).

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva / EDUSP, 1991.

KOUDELA, Ingrid Dormien (org.). Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva / FAPESP, 1992.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva / FAPESP, 1999.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001.

KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. In CARREIRA, André (org) [et. al.]. Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006 (Memória ABRACE; 9).

KOUDELA, Ingrid Dormien (2008). A encenação contemporânea como prática pedagógica. Ensaio aceito para públicação pela URDIMENTO – Revista de Estudos Pós-Graduados em Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (no prelo).

PINTO, Davi de Oliveira; ROCHA, Maurilio Andrade (orientador). A Música-Gestus nos espetáculos Esta Noite Mãe Coragem, Um Homem é Um Homem e Nossa Pequena Mahagonny (dissertação de mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2008.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Do mediterrâneo ao atlântico, uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação