Sopa de Rio – Uma abordagem dialógica na comunidade
Resumo
A presente comunicação apresenta algumas indagações acerca das possíveis contribuições do fazer teatral para comunidades carentes. Na busca de responder tais questionamentos apresentaremos o processo das aulas de teatro desenvolvido com crianças e pré-adolescentes na comunidade de Guandu, periferia do Rio de Janeiro, que originou o resultado cênico denominado Sopa de Rio. A abordagem utilizada durante as aulas apresenta pontos de contato com a abordagem dialógica do teatro para o desenvolvimento (NOGUEIRA, 2002) que privilegia o teatro que dialogue com a comunidade.Referências
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Buscando uma interação teatral e dialógica com comunidades In: Urdimento, Revista de Estudos Teatrais na América Latina. Rio de Janeiro, 2002 (nº 4).
VASCONCELLOS, Eduarda Lourenço. Teatro e desenvolvimento humano: perspectivas para a educação. 2006, Dissertação (Mestrado em Teatro) Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Teatro, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação