Garatuja: uma experiência de formação teatral

  • Eugênio Tadeu Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O espetáculo “Garatuja”, experiência docente de direção teatral na disciplina Projeto Experimental de Prática de Montagem A, oferecida aos alunos do 5º período do Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, foi uma aventura coletiva, cênica e dramatúrgica, em torno do conto infantil Barba Azul. Nele, o espaço de sala de aula e o palco foram, por excelência, o lugar onde as coisas da vida foram expostas: desejos, conflitos, idéias, diálogos; e, o confluir desses aspectos, foi um aprendizado de mão dupla entre docente e discentes. Nesse sentido, essa experiência foi um exercício de liberdade e uma prática cênica de pesquisa, de formação e de criação coletivas, no sentido genuíno dessas palavras.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

ESTÉS, Clarice Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

PIMENTEL, Figueiredo. Contos da Carochinha. Rio de Janeiro: Garnier, (1994). NACHMANOVITCH, Stephen. Ser Criativo – o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus, 1993.

PERRAULT, Charles. Contos de Perrault. Belo Horizonte/ Rio de Janeiro: Vila Rica, 1992.

PEREIRA, E. Tadeu. Apontamentos sobre a montagem “Garatuja”. In. HILDEBRANDO, Antônio [et al} org. Caderno de Encenação 5. UFMG/EMCOMUM. 2007.

________________________________. Garatujas do conto Barba Azul: reflexões pós espetáculo. In. HILDEBRANDO, Antônio [et al] org. Caderno de Encenação 6. UFMG/EMCOMUM. 2007.

SCHAFER, Murray. Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação