O que dizem os artigos publicados nos “memória abrace” sobre a formação de professores para o ensino de teatro?

  • Everson Melquiades Araújo Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A formação de professores para o ensino de arte vem ocorrendo no Brasil desde a Década de 1950. Mas, como a literatura especializada vem teorizando esse fenômeno? Nesta direção, esta pesquisa teve como objetivo compreender como a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) vem problematizando a formação de professores para o ensino de Teatro no Brasil. Fez parte do inventário um número total de 12 estudos publicados nos “Memória ABRACE”, entre os anos de 1999 e 2007. Os resultados apontam que apesar de uma produção relevante, ela ainda não é significativa, pois mesmo com o avanço conceitual apresentado por esses estudos, o número de publicações encontradas não é representativo diante da necessidade de melhor compreender e nortear esse fenômeno tão complexo.

Referências

AGUIAR, C. de P. As contribuições pedagógicas do teatro na formação cultural dos professores de arte. In: CONGRESSO DA ABRACE, 4°., 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE X.

Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

ANDRÉ, Marli (Org.) Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

ANTONELLO, C. M.; COSTA, C. Práticas metodológicas para a formação do professor de teatro. In: CONGRESSO DA ABRACE, 4°., 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE X. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

AZEVEDO, F. A. G. de. Da Educação através do teatro ao Teatro-Educação. In: UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI. Caderno de Arte. Cariri: URCA, 2000b.

AZEVEDO, F. A. G. de. Movimentos Escolinhas de Arte: Em cena memórias de Noemia Varela e Ana Mae Barbosa. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes Pláticas). Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000a.

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. São Paulo: Cortez, 1997.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições70, 1977.

CABRAL, B. A. V. A prática como pesquisa na formação de professor de teatro. In: CONGRESSO DA ABRACE, 3°., 2003, Florianópolis. Memória ABRACE VIII. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2003.

CAMARGO, R. C. de. Projeto político-pedagógico para os novos cursos de teatro da UFG. In: CONGRESSO DA ABRACE, 3°., 2003, Florianópolis. Memória ABRACE VIII. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2003.

INEP. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília: INEP, 1980.

KOUDELA, I. D. Hífens e Reticências... In: SANTANA, A. P. de. (Org.). Visões da ilha: apontamentos sobre teatro e educação. São Luiz, 2003.

KOUDELA, I. D. Pedagogia do Teatro. In: CONGRESSO DA ABRACE, 4°., 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE X. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

LEITE, V. C. dos S. Desafios da formação permanente de professores de teatro em Uberlândia. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 4°., 2007, Belo Horizonte. Memória ABRACE XI. Belo Horizonte: Universidade Federal da Minas Gerais, 2007. Disponível em: http://www.portalabrace.org/ivreuniao/GTs/Pedagogia/O

%20teatro%20e%20o%20projeto%20integrado%20de%20pratica%20educativa%20na%20UFU%20-%20Vilma%20Campos.pdf> Acesso em: 02/07/2008.

MALUF, S. D. Formação de professores voltados para o ensino de teatro em Alagoas. In: CONGRESSO DA ABRACE, 2°., 2001, Salvador. Memória ABRACE IV. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001.

NUNES, L. de F. R. Clown: Uma proposta de jogo teatral para formação de professores do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO DA ABRACE, 2°., 2001, Salvador. Memória ABRACE IV. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001.

SANTANA, A. P. de. Teatro e formação de professores. São Luiz: EDUFMA, 2000.

SILVA, E. M. A. Arte como conhecimento: as concepções de ensino de arte na formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Recife. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2005.

TELLES, N. Ilo Krugli e a Escolinha de Arte do Brasil. In: CONGRESSO DA ABRACE, 2°., 2001, Salvador. Memória ABRACE IV. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001.

TELLES, N.; MASCARENHAS, M. Trilhando os caminhos do menino-navegador: Ilo Krugli e o ensino de teatro. In: SANTANA, A. P. de. (Coor.). Visões da ilha: apontamentos sobre teatro e educação. São Luiz, 2003.

VARELA, N. de A. A formação do Arte-Educador no Brasil. In: BARBOSA, A. M. (Org.). História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limondad, 1986.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação