A pedagogia pós-crítica na ação do professor-artista: a interação entre o pedagogo e o ator na sala de aula

  • Heloise Baurich Vidor Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este texto discute as possibilidades de atuação do professor de teatro como ator na sala de aula. A pedagogia pós-crítica de Henry Giroux associada ao procedimento da metodologia inglesa do drama chamado teacher in role subsidiarão a discussão. Teacher in role é uma estratégia na qual o professor assume papéis sociais ou personagens durante a criação da narrativa cênica, com o objetivo de estimular e desafiar os alunos a entrarem no contexto da ficção. Esta prática aproxima a função do professor e do ator e abre perspectivas para a atuação do professor-artista no ensino do teatro na escola.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ArteSecretaria de Educação Fundamental. Brasília: MECSEF, 1997.

CABRAL, Beatriz. O Drama como Método de Ensino. São Paulo. Hucitec, 2006.

GIROUX, Henry. A. Cruzando as Fronteiras do Discurso Educacional. Porto Alegre. Artes Médicas Sul, 1999.

MARQUES, Isabel A. Ensino da Dança Hoje – textos e contextos. São Paulo. Cortez, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação