O teatro popular comunitário e o diálogo com a realidade

  • João Rodrigues Pinto Faculdade de Teixeira de Freitas

Resumo

A proposta do trabalho é realizar um estudo sobre as diferenças e similaridades entre teatro popular e teatro comunitário, buscando uma reflexão em torno das matrizes culturais do povo do campo, na perspectiva de buscar o sentido e o lugar da experiência do “fazer” teatral e os aspectos educativos contidos no bojo da expressão artística: a dramaturgia textual, cênica e, sobretudo, através da experiência e da interação com a comunidade. Busca a compreensão do ato de ressignificar a arte e a vida, expressas nas performances dos atores, nas contribuições artísticas e nos resultados que apresenta.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Ed. Hucitec, 2004.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo. Civilização brasileira, 1975.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético – ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1986.

LOPES, Joana. Pega Teatro. São Paulo: Centro de Teatro e Educação Popular – CTEP, 1980.

MARTINS, José de Souza. Capitalismo e tradicionalismo. Estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.

MEDEIROS, José W. de Morais. Expressão cultural e cultura mercadológica na serenata paraibana: reflexões para o turismo sertanejo. Monografia. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2005.

KÜHNER, Maria Helena. Teatro Popular: uma experiência. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1975.

NOLASCO, Simone Ribeiro e ARIAS, José O. Cardentey. O teatro popular em movimento: contextualizando a educação popular. In: involvement in popular movements. www.ufmt.br/revista/ arquivo/rev10.

RABETTI, Bete. Memória e culturas do “popular” no teatro: o típico e as técnicas. In: O Percevejo. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2000. p. 3-18.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação