GT – Jogos Teatrais/Viola Spolin – PE: da semente à floresta – um solo fértil para peripécias pedagógicas

  • Kalyna de Paula Aguiar Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O trabalho apresenta estrutura e primeiras impressões sobre as ações desenvolvidas no GT – Jogos Teatrais/Viola Spolin – PE nos dois primeiros anos de sua existência, de 2006 a 2008. As impressões sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo GT são as de que a sincronização, articulação, integração e o diálogo estão presentes, o que nos faz compará-las a sementes, que plantadas em solo fértil, espaço de formação do professor de teatro, constituem as nossas peripécias pedagógicas.

Referências

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação