Reflexões sobre a práxis do jogo teatral

  • Liliane Ferreira Mundim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Abordagens metodológicas para o ensino do Teatro na perspectiva do Jogo Teatral e sua práxis pedagógica. O desenvolvimento da disciplina Metodologia do Ensino do Teatro – 2008-1, que contemplou a análise e a experimentação das abordagens contemporâneas a partir dos estudos de pensadores brasileiros: Professora Dra. Ingrid Dormien Koudela, Professora Dra. Maria Lucia de Souza Pupo, Professor Dr. Marcos Bulhões. O Jogo Teatral como indutor para a ampliação do repertório teórico-prático, através do exercício da escrita, do registro e da sistematização. A organização de um port-folio e a elaboração de um projeto de extensão para o segundo semestre deste ano, com vistas a dar continuidade aos estudos, pesquisas e experimentos práticos, bem como sua aplicabilidade.

Referências

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Palestra proferida no 13º COLE-Congresso de Leitura do Brasil, realizado na Unicamp, Campinas/SP, no período de 17 a 20 de julho de 2001. (tradução: João Wanderley Geraldi)

BULHÕES, Marcos. Encenação em Jogo. São Paulo: Hucitec, 2004.

CAIAFA, Janice. Nosso século XXI – Notas sobre Arte, Técnica e Poderes. RJ: Relume Dumará, 2000.

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo, 1999.

GIL, José e CRISTÓVAM-BELLMANN, Isabel. A construção do corpo ou exemplos de escrita criativa. Primeiro guia da Escola do Espectador. Portugal: Editora Porto, 1999.

KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1992. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.

PUPO, Maria Lucia. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico – Uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

RYANGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha/Centro Cultural de Évora, 1981.

SANTANA, Arão Paranaguá. Teatro e Formação de Professores. Maranhão, São Luis: EDUFMA, 2000. (Coordenação) Visões da Ilha. Apontamentos sobre Teatro e Educação. Maranhão, São Luis: ISBN, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação