Ximia bóia e toni torrado em “a praia”: do improviso à educação

  • Lúcia de Fátima Royes Nunes Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente trabalho inicia um diálogo sobre teatro e educação a partir da criação e apresentação de um espetáculo cênico intitulado “Ximia Bóia e Toni Torrado em A Praia: do improviso à educação”. Resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2006 teve como objetivo compreender quais possibilidades surgem da inserção da linguagem clownesca num espaço formalizado de educação. Através do espetáculo criado “ A PRAIA ” nos inserimos no espaço educacional e acreditamos que conseguimos fazer acontecer outras possibilidades que trouxeram reflexões acerca das relações que estavam se estabelecendo, onde todos eram protagonistas de uma situação de jogo, desconstruindo uma estrutura já instituída de ser e estar numa Instituição de ensino.

Referências

CORRÊA, Guilherme. Educação, Comunicação, Anarquia: Procedências das sociedades de controle no Brasil. São Paulo:Editora Cortez, 2006.

CHACRA, Sandra. Natureza e o Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.

GIL, João Pedro Alcântara, Para Além do Jogo. Tese de Doutorado UFSM,1999.

MELLO, Luis O. B. A arte do Ator: da técnica à representação. Elaboração, Codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica. São Paulo: PUC,1994.

Nunes, Lúcia F. R. Álbum de Família: História de Vida de Olga Reverbel. Dissertação de Mestrado. Santa Maria: UFSM, 2003.

REVERBEL, Olga. Oficina de teatro. Porto Alegre: Editora Kuarup, 1993.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo:Editora Perspectiva, 1979.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1984.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação