PARA UMA TEORIZAÇÃO DO TEATRO EMANCIPADOR

  • Lucilia Maria de Oliveira Rodrigues Vale Universidade de Évora

Resumo

Na licenciatura em Estudos Teatrais da Universidade de Évora os projectos-laboratório, formas de intervenção inspiradas nos princípios da investigação-acção, fomentam uma abertura à sociedade actual através de uma forma de intervenção artística e teatral, a qual designo por teatro emancipador que implica processos grupais, sem deixar de atender ao desenvolvimento pessoal e social . É uma abordagem ao teatro e comunidade que propõe incrementar individuação , socialização, identidade cultural, valores de cidadania e prática criativa recorrendo a técnicas da dramaterapia .Surge assim a necessidade de formar professores-motores que além de “conhecimentos” na área do teatro, necessitam uma formação em relações humanas, centrada na animação e dinamização de grupos na comunidade.

Referências

Blatner, H & Blatner, A. (1988) Foundations of Psychodrama: Histrory, Theory and Practice. New York: Springer Publishing Company.

Boal. A. (2005) Jogos para Atores e Não-Atores, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Crema, R. (1989) Introdução à Visão Holística, S.Paulo: Summus Editora.

Freire, P (1975) , Pedagogia do Oprimido, Ed. Afrontamento, Porto, 1975.

Jennings, S (ed) .(1987) Dramatherapy: Theory and Practice for Teachers and Clinicians: London: Adam and Charles Black.

Kemmis, S. & MacTaggart, R. (2005) “Participatory Action Research- Communicative Action and the Public Shephere, In N. K..

Morrow, R.& Torres, C.A.( 2002). Reading Freire and Habermas-Critical Pegagogy an Transformative Social Change. N.Y: Teacher College Press.

Rowe, N. (2007). Playing the Other-Dramatizing Personal Narrative in Playback Theatre, . London: Jessica Kingsley

Salas, J. (1993) Improvising Real Life- Personal Story in Playback Theatre. Iowa: Kendall/Hunt Publishing Company.

Schechner, R. (2006). Performance Studies- Na Introduction . London: Routledge

Valente, L. (1991a) Therapeutic Drama and Psychological Health: An Examination of Theory and Practice the Dramatherapy, tese de doutoramento não publicada, Universidade of Wales, Cardiff.

Valente, L. (1991b) Research on the use of drama in therapy. In M. Kersner (ed.) The Art of Research: Conference Proceedings. London: City University.

Valente, L (2000) “Da educação pela Arte ás Expressões Artísticas Integradas: contributos de uma Formação Holística de Professores” . In C.Cabral (org) Estudos de Homenagem ao Dr. Arquimedes da Silva Santos. Lisboa: Livros Horizonte Biblioteca do Educador Profissional.

Valente, L (2001) “Dorothy Heatcote: Aprender através do Drama”, In Santos, T., Marques Pereira, s., (orgs) Leonor da Fonseca Pimentel – a portuguesa de Nápoles (1752-1799) . Lisboa: Livros Horizonte.

Valente, L. (2003)” Para Uma Didáctica com Amor” . In António Neto e tal Didácticas e Metodologias de Educação. Vol II. Évora: Departamento de Pedagogia da Universidade de Évora.

Valente, L. (2004), “A Universidade do Bem Comum: Comunidade Criativa e Pro-activa” , In REVUÈ, Ano I, n. 1, Universidade de Évora.

Valente, L. (2005a), Teatro e Comunidade na construção de uma cidadania inclusiva, in REVUÈ, Ano II, n. 4, Universidade de Évora.

Valente, L. (2005b), Além grades - um projecto na prisão de Évora, in REVUÈ, Ano II, n. 4, Universidade de Évora.

Valente, L. (2005 c). “As expressões artísticas na educação como processo pré-terapêutico”, Itinerários, 2ª série, 1.

Valente, L. (2007). “Formação Interactiva e Intervenção Cooperativa- novas formas de fazer Uni(ver)cidade” – Apresentação no Simpósio, Construindo “Comunalidades” Artístico- Pedagógicas, no âmbito do Congresso Unicidade do Conhecimento, Universidade de Évora.

Valente, L. and Fontana, D. (1991). Dramatherapy and psychological change. In G. Wilson (ed) Psychology and the Performing Arts. Amsterdam: Swets and Zeitlinger.

Valente, L. and Fontana, D. (1992). Research into dramatherapy theory and practice: some implications for training. In H. Payne (ed) One River, Many Currents: A Handbook of Inquiry in the Arts Therapies. London: Jessica Kingsley.

Valente, l. & Fontana, D. (1994). Dramatherapist and client: an examination of good practice and outcomes. The Arts in Psychotherapy, 21, 3-10.

Valente, L., and Fontana, D. (1997). Assessing Client Progress in Dramatherapy . In S. Jennings (ed.) Dramatherapy Theory and Practice 3. London: Routledge.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação