Processos de Criação como Prática Pedagógica

  • Marcelo Gianini Universidade de São Paulo

Resumo

A comunicação que se segue é fruto de reflexões sobre o ensino de teatro a partir de minhas experiências artísticas e pedagógicas tendo como base o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Proponho quatro questões: 1) se criar é enfrentar o caos, como propõe DELEUZE (1992), como “ensinar a criar”? 2) qual deve ser a formação do professor de teatro? 3) o jogo teatral pode ser um criador de linhas de fuga? 4) montar ou não montar um espetáculo teatral com iniciantes?

Referências

DELEUZE, Gilles, e GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Vol. 1. Tradução: Aurélio Guerra Neto, Célia Pinto Costa. Editora 34, Rio de Janeiro, 1995.

DELEUZE, Gilles, e GUATTARI, Félix. O Que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Editora 34, Rio de Janeiro, 1992.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. Ed. Perspectiva. São Paulo, 1999.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Trad. de Eduardo Amos e Ingrid Koudela. Ed. Perspectiva. São Paulo, 1979.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação