Processos Contemporâneos de Criação Teatral e Pedagogia

  • Maria Lúcia de Souza Barros Pupo Universidade de São Paulo

Resumo

A pesquisa se propõe a examinar as relações entre a atuação do chamado teatro de grupo e a população. Ela toma como referência empírica as opções estéticas e as manifestações da intervenção social levada a efeito pelos projetos de criação beneficiados com o apoio do “Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo”. O aspecto central da análise é a suposição de que as inovações intrínsecas aos processos de criação oriundos dos grupos acarretam interessantes implicações de ordem pedagógica, que podem contribuir para uma reflexão original acerca do ensino do teatro em diferentes esferas.

Referências

CAUNE, Jean. La démocratisation culturelle. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2006.

GUÉNOUN, Denis. Le théâtre est-il nécessaire? Paris: Circé,1997.

OLIVEIRA, Lúcia M. B. Corpos Indisciplinados. Ação Cultural em tempos de biopolítica. São Paulo: Beca, 2007.

PUPO, Maria Lúcia de S. B. “Além das dicotomias”. Anais do Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro, RS: Fundarte, 1999, p. 31-34.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação