De onde viemos para onde estamos indo: a demonstração prática como caminho pedagógico teatral

  • Narciso Telles Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A demonstração de trabalho De onde viemos para onde estamos indo é um dos resultados parciais do Projeto de Pesquisa Aprender a aprender: os viewpoints como procedimentos de atuação e jogo e objetiva apresentar os procedimentos didáticos apreendidos nos ateliês de criação e propor uma reflexão sobre a intencionalidade didática desta forma de trabalho pedagógico. No campo educacional, a demonstração didática é uma técnica de ensino utilizada nas disciplinas tecnológicas e de artes. No campo teatral, as demonstrações de trabalho têm ganhado evidência junto aos artistas que a utilizam com a intenção didática explícita ou não de apresentar seus procedimentos de criação e “treinamento”.

Referências

FOUCALT, Michel. A Ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e teatro de rua. Porto Alegre: Mediação, 2008 (no prelo)

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. “Nos laboratórios e oficinas escolares: a demonstração didática”. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Técnicas de ensino: porque não?. Campinas: Papirus, 1991. p. 131 – 146.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação