As Analogias Explicativas do Grupo Tá Na Rua

  • Noeli Turle da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

As manifestações culturais populares – festas, danças dramáticas, brincadeiras, ritos e jogos espetaculares – são, como o teatro, práticas sociais significantes, produtoras de sentido. Dentro desta perspectiva, acreditamos ser possível ensinar teatro, tendo como ferramenta metodológica o uso de analogias explicativas construídas a partir de outros sistemas simbólicos oriundos da cultura popular. Este trabalho é um estudo das analogias utilizadas cotidianamente nas oficinas de preparação de atores do grupo Tá Na Rua (RJ) – o carnaval, o futebol e as culturas religiosas católica e afro-ameríndias (Candomblé e Umbanda) – que pretende investigar os modos de transmissão dos saberes consagrados pelo senso comum e a sua provável aplicação no ensino do teatro.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o Contexto de François Rabelais. São Paulo: Annablume, 2002.

BENJAMIM, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BECKHÄUSER, Frei Alberto. Os Fundamentos da Sagrada Liturgia. Petrópolis: Vozes, 2004.

CARNEIRO, Ana. Espaço Cênico e Comicidade: A Busca de uma Definição para a Linguagem do Ator (Grupo Tá Na Rua – 1981). Dissertação de Mestrado em Teatro – CLA/PPGT-UNIRIO, 1998.

CARREIRA, André. Formação do Ator e Teatro de Grupo: Periferia e Busca de Identidade. In MALUF, Sheila Diab e AQUINO, Ricardo Bigi (orgs). Dramaturgia em Cena. Maceió/ Salvador: DFAL/EDUFBA, p. 49-59, 2006.

FERNANDES, Silvia. Grupos Teatrais: anos 70. Campinas: Ed. UNICAMP, 2000.

GEERTZ, Clifford. O Saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997.

HADDAD, Amir. Reflexões sobre os vinte anos de experiência do grupo de Teatro Tá Na Rua. São Paulo: Revista Trans/Form/Ação, nº 24, p.153-161. 2001.

RABETTI, Beti. Memória e culturas do popular no teatro: o típico e as técnicas. In O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética. Ano 8, nº 08, p. 3-18. PPGT/UNIRIO, 2000.

RODRIGUES, Alexandre de Souza Santini. Só o teatro salva! Edição crítica, seleção e organização de documentos sobre a trajetória de Amir Haddad. Monografia de graduação apresentada ao Departamento de Teoria do Teatro como requisito final para obtenção do Grau de Bacharel em Artes Cênica. CLA-UNIRIO, 2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação