O ensino de teatro na escola de tempo integral

  • Rogério Moura Universidade Estadual de Campinas

Resumo

As Escolas de Tempo Integral foram implementadas no Estado de São Paulo no final de 2005. O ensino de teatro está inserido em Oficinas Curriculares, para as quais os professores são capacitados por meio de formação continuada. Serão apresentados resultados de entrevistas realizadas com os estes (as), buscando identificar a relação entre formação continuada e processo de criação nas oficinas.

Referências

BOHNSACK, Ralf. Die Dokumentarische Methode und Ihre Forschungspraxis. Opladen: Leske und Budrich, 2001. CHAVES, Miriam W. Educação Integral: uma proposta de inovação pedagógica na admisnitração escolar de Anísio Teixeira no Rio de Janeiro dos anos 30. IN: Cavaliere, Ana M.V & COLEHO,Ligia M.C.C (Orgs). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis(RJ): Vozes, 2002.

COELHO, Ligia M.C.C. Formação continuada do professor e tempo integral: uma parceria estratégica na construção da educação integral. In : Cavaliere, Ana M.V & COLEHO,Ligia M.C.C (Orgs). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis(RJ): Vozes, 2002.

JAPIASSÚ, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.

KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Vozes: petrópolis, 2007. GONÇALVES, Antonio Sérgio. Educação integral e escola de tempo integral. Cadernos do CENPEC 2, Educação Integral, 2º.semestre de 2006.Texto disponível em www.crmariocovas.sp.gov.br. Acesso em dezembro de 2007.

MONTEIRO, Ana M. A formação de professores nos CIEPS: a experiência do curso de atualização de professores para escolas de Horáio Integral no Estado do Ro de Janeiro – 1991-1994. In: In : Cavaliere, Ana M.V & COLEHO,Ligia M.C.C (Orgs). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis(RJ) : Vozes, 2002.

PARO, Vitor et al. Escola de Tempo Integral. Desafio para o ensino público. São paulo: Autores associados, 1988.

SECRETARIA da Educação do Estado de São Paulo. Coordenadoria de Normas Pedagógicas. Diretrizes da Escola de Tempo Integral: 2006

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

VIANNA, Tiche & STRAZZACAPPA, Márcia. Teatro na educação: Reinventando mundos. In: FERREIRA, Sueli (Org) O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, p.115-138, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação