Estética da Existência na Formação do professor-artista

  • Tânia Cristina dos Santos Boy Universidade de Sorocaba

Resumo

Neste trabalho nos propomos a pensar, mesmo que brevemente, a experiência da proposta do processo colaborativo inserida na pedagogia teatral na formação do professor-artista. Um experimento onde as formas rígidas do fazer teatral tradicional são questionadas. Para compreender o modelo educacional da sociedade moderna na qual são formados os futuros professores seguiremos o pensador Michael Foucault e para desvelarmos a contribuição do processo colaborativo caminharemos com Fischer, Carreira, Koudela, Spolin e Deleuze. Apontando para uma estética da existência com uma subjetivação coletiva. Onde a possibilidade de nosso modelo educacional que foi concebido como espaço de subjetivação pela sujeição, só poderá se transformar através de práticas desviantes.

Referências

CARREIRA, André.; OLIVEIRA, Valéria. Teatro de Grupo: Modelo de Organização Geração de Poéticas. In: O teatro transcende – Revista do 17º FUTB. Blumenau: 2003.

DELEUZE, Gilles, Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2ª ed., 1991.

FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade vol. 2 – o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 7ª ed., 1994.

__________________. A História da Sexualidade vol. 3 – o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

______________. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 10ª ed., 1988.

______________. Ditos & Escritos V. São Paulo: Editora Forense, 2004. GALLO, Sílvio. Cuidar de si e do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. In: GONDRA, José e KOHAN, Walter. Foucault 80 anos. São Paulo: Autêntica, 2006, p. 177-189.

REVEL, Judith. Nas origens do biopolítico: de vigiar e punir ao pensamento da atualidade. In: GONDRA, José e KOHAN, Walter. Foucault 80 anos: Autêntica, 2006, p. 51-77.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003. KOUDELA, Ingrid D. Jogos Teatrais. São Paulo: Pespectiva, 5ª ed., 2006.

FISCHER, Stela Regina. Dissertação de Mestrado: Processo Colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Campinas: Unicamp, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação