Hip Brecht Hop: uma proposta metodológica para o ensino do teatro

  • Urânia Auxiliadora Santos Maia Universidade Federal da Bahia

Resumo

gos teatrais, da história de vida de cada aluno, da utilização de peças teatrais — que no caso específico desse estudo foram as peças didáticas de Bertolt Brecht —, e de técnicas de interpretação, que possibilitasse um processo de conscientização, um aperfeiçoamento técnico na arte de interpretar e a criação de textos teatrais referenciados na vivência dos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica centrada na teoria Grotowski, Artaud; Stanislavski. Também foram abordadas teorias de autores que têm proximidade com as pedagogias críticas e libertárias. A pesquisa resultou num espetáculo com os jovens participantes.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1987.

__________ Linguagem e vida. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: ed. Perspectiva, 2002.

BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BORNHEIM, Gerd A. A estética do teatro. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 1992.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro - Bertolt Brecht. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

________.Teatro completo em 12 volumes/ V.3; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

________.Teatro completo em 12 volumes/ V.4; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

_________.Teatro completo em 12 volumes/ V.5; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

________.Teatro completo em 12 volumes/ V.6; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

________. Brecht: Poemas 1913 – 1956. / Seleção e tradução Paulo César Souza/ São Paulo: Editora Brasiliense S. A, 1967.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1975.

________. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

________. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski, 1959-1969. São Paulo: Edições SECSP, 2007.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia o ensino do teatro. Campinas: Papirus, 2001.

JANUZELLI, Antônio Janô. A aprendizagem do ator. São Paulo: Ed. Ática, 1992.

KOUDELA, Ingrid D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1991.

________. Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992.

________. Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001.

________. Texto e jogo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1996.

________. Jogos teatrais. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1990.

MENDES, Cleise. As estratégias do drama. Salvador: EDUFBA, 1995.

PALLOTTINI, Renata. O personagem segundo Brecht. In: ___. Dramaturgia – construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989.

PEIXOTO, Fernando. Brecht: vida e obra. Rio de Janeiro: José Álvaro, 1968.

RIZZO, Eraldo Pêra. Ator e estranhamento – Brecht e Stanislavski, Segundo Kusnet. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

RODRIGUES, Wilma. Técnicas do distanciamento no teatro épico de Bertolt Brecht. Revista de Letras. Assis - UNESP, v. 13, p. 193-209, 1970/71.

___________________. As peças didáticas na dramaturgia brechtiana. Revista Araraquara, v. 4, p. 189-213, 1978.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Desa, 1985.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1998.

RYANGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1995.

SOUZA, Jusamara; Fialho, Vânia Malagutti; ARALDI, Juciane. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.

WEKWERTH, Manfred. Diálogo sobre a encenação – um manual de direção teatral. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação