Pesquisa e reflexão na formação docente em teatro

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com a colaboração de um grupo de estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS, envolvido numa experiência de “docência refletida”. Essa experiência coletiva de ensino e aprendizagem desperta o interesse desses professores em formação por determinados aspectos da pedagogia do teatro e estes, configurados como objetos de investigação individual, motivam a elaboração de trabalhos de iniciação científica. Da reunião dessas investigações preliminares emerge uma “meta-pesquisa” que, sob intervenção da análise psicogenética, enfoca o caráter interacionista e transformacional do processo de conhecimento do professor de teatro.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PIAGET, Jean. [1974a] A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

__. [1974b] Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação